quinta-feira, 28 de maio de 2009

Portifólio?


Para um profissional da área de comunicação, é necessário ter um bom portfolio para apresentar a seus potenciais clientes ou para uma entrevista de emprego em uma agência, estudio, editora, etc... Montar um portfolio é tarefa que, depois de iniciada, não termina jamais, pois a tendência é continuar desenvolvendo projetos e incrementando a “carteira de jobs” que se tem. Mas saber se ele vai funcionar… A resposta pode variar de acordo com sua especialidade nesta selva da comunicação. O importante é lembrar que o material tem dois grandes objetivos: oferecer sua competência profissional como “A” solução para aquele cliente e, claro, colar “colar” na memória de quem o entrevista/avalia ou do cliente.

Pesquisando na internet, consegui achar boas dicas relacionados a portifólio, que acredito que possam nos ajudar.

Primeiramente o que é um portfólio?

Basicamente é a forma de tornar seus trabalhos portáteis. É tê-los em mãos, reunidos em um só lugar (pasta, web, cd) para uma exibição rápida quando necessário. Através do portfolio, entre outras coisas, as empresas contratantes tem a chance de avaliar e traçar uma linha da sua evolução e crescimento profissional.Como era o trabalho dele em 2000? E em 2006? Quanto o profissional evoluiu com relação ao mercado? Ele conseguiu acompanhar? As respostas para essas perguntas devem estar no seu portfolio.

Do começo é claro, projetando, criando o layout. Nós sempre ouvimos falar do quanto é importante inovar e investir em coisas diferentes, mas na hora de criar um portfolio temos que ter certeza absoluta do que pretendemos alcançar com ele, e torná-lo familiar ao publico alvo.

E que o portfolio será o seu conhecimento técnico aliado a sua capacidade de resolver problemas.

Algumas regras
Separar 10 peças, numera-las, pela qualidade, de 1 a 10 e distribuir na seguinte seqüência: 9, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10. Sacou? Você abre com sua segunda melhor peça e vai num crescendo até chegar aquela que você (e sua mãe…) acham seu melhor anúncio. (Se você não conhece de onde veio esta regra, leia agora o Manual do Estagiário, de Eugênio Mohalem.)

O portfólio precisa conter apenas o que você acha que tem de melhor. Dane-se o que o cliente achou. Escolha bem as suas fotos, projetos, anuncios, ilustrações ou o material que você colocará no portifólio. Tranque a porta do seu escritório/quarto. Feche-se ao mundo. Essa é e precisa ser uma escolha absolutamente pessoal. Escolher o nosso melhor material exige um esforço, tempo, distanciamento e desprendimento que a gente só consegue com muita paz. Não faça isso correndo. Coloque suas músicas favoritas. Faça tudo com calma e privacidade. Tenha critério. Não tenha dó de descartar aquela ilustração que você sabe que poderia ter ficado melhor mas que custou dias de trabalho. Jogue para escanteio sem piedade aquela foto que todos gostam menos você. Um portfólio pequeno e bem selecionado é infinitamente melhor que um portfólio enorme onde qualquer coisa vale.

Variações sob o mesmo tema

Jornalistas
Para não esquecer: soluções de textoSeparar matérias em que você teve apenas participação crucial ou assinou. Se você ainda está no começo, que tal reescrever matérias nas quais você, acredita, poderia ter feito um trabalho melhor e fazer um antes e depois? Evite colar poesias que você fez na 8ª série, contos que você ainda não concluiu e outras aventuras. Para isso, crie um blog e dê apenas o link, certo?

Webdesiners
Para não esquecer: conhecimento sobre design Pulando o óbvio do site, um grande diferencial para um Webdesigner, em minha concepção de mercado é mostrar que sabe Design. Os sites estarão lá, os flashs todo mundo faz…mas mostrar que sabe sobre cor, tipografia, história da arte e tendências atuais. Ah sim, isso envolve uma formação séria, estudo constante e talento. Uma dica é saber como você chegou até aquela solução, contanto para isso, uma história com início, meio e final.

Fonts: Deus
Google, CCSP.

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